segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O MAIOR VALOR DA MINHA VIDA

Ao pedir para escrever sobre o tema, o enunciado dizia: VALORES são princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por um indivíduo, por uma classe, por uma sociedade.Diz-se VALOR aquilo que é sumamente importante, bom. É algo que "vale" a pena.
Ao ler o titulo da redação, não foi necessário pensar várias vezes, ponderar a respeito dos dogmas que circundam a vida, fazer uma reavaliação do meu sentido de mundo, ética e bons costumes.
Nada disso foi preciso, visto que a resposta veio prontamente. Quase que instintivamente, me vi falando comigo mesma: As pessoas são o maior valor da vida. Mas alguém pode dizer que estou equivocada, valores são princípios, padrões e, pessoas não se encaixam nessa categoria. Nesse caso, eu retrucaria parafraseando o próprio enunciado da questão: “Diz-se valor aquilo que é sumamente importante, bom. É algo que vale a pena”. Será que alguém consegue pensar em algo de maior valor ou que vale mais a pena do que as pessoas? Não quero soar piegas, nem fazer apologias a sentimentalismos baratos, mas analisando friamente o tema, a vida sem pessoas não teria valor algum.
Qual o sentido de um professor sem alunos, de uma mãe sem filhos, de livros escritos se não houvesse quem os lesse? Que valor teria adquirir todo o conhecimento possível, inventar máquinas tecnologicamente avançadas, fazer experimentos, ser um excelente profissional e não haver uma única pessoa para aplaudi-lo ou incentiva-lo? Ganhar muito dinheiro, fazer grandes investimentos, amealhar fortunas e não ter ninguém para compartilhar todas essas vitórias. Será que um domingo de sol, um fim de semana na praia, uma viagem de férias teria o mesmo sabor de felicidade sem alguém para dividir alegrias e somar sorrisos?
Pensar no sentido da vida e nos valores que adquirimos ao longo dessa jornada não me leva a outro caminho senão às pessoas e o amor que dedicamos a elas. “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”, não foi por caso que Cristo nos deixou este como sendo o maior dos mandamentos e não foi por outra razão que Ele veio ao mundo. Mas falar em Cristo, amor, mandamentos, soa desconfortável para alguns. Mesmo sem muita experiência, sem muitos anos vividos, posso afirmar com ênfase que para compreender palavras como liderança, sucesso, autoridade, sacrifício, é essencial conhecer o verdadeiro significado do amor.
Será que conseguimos compreender na essência o que Jesus queria dizer com “amai ao teu próximo” ou “amai os teus inimigos”? Talvez o sentido do amor não seja claro ou seja compreendido de forma mesquinha e limitada, por isso o nosso pudor, o nosso constrangimento e, porque não dizer, o nosso preconceito quando ouvimos alguém citar esse como o maior de todos os valores. Ao falar de amor no Novo Testamento, Jesus usa a palavra grega ágape para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros sem exigir nada em troca. Jesus não fala do amor recíproco, da afeição, do sentimento de amar, mas sim, da escolha deliberada, do comportamento. Compreender essa diferença pode ser o ponto chave para percebermos que não é necessário nutrir um sentimento ou emoção por um desconhecido ou por alguém que agiu indignamente, mas devemos nos comportar bem em relação a eles.
Se ficar claro que amor é tudo aquilo que as ações materializam e que essas atitudes traduzem a forma como tratamos nosso próximo, então não restarão dúvidas ao ouvirmos alguém afirmar que as pessoas são o nosso maior tesouro.


4 comentários:

Unknown disse...

Filha querida,

Como me orgulho de ti. Da tua inteligência, da tua sabedoria, do teu esforço quando queres algo de fato e principalmente do teu coraçãozinho sincero que tanto alegra ao nosso Pai celestial.
Tranqüilizo-me por ver que os teus caminhos estão sedimentados na Palavra do Senhor. Sei que Ele é a tua força o teu escudo e a tua fortaleza...

Não imagina o quanto me envaideceu e me emocionou ler esse texto tão bem escrito - e aí me veio ao pensamento que há bem pouco tempo eras apenas uma menininha loirinha, linda e sapeca, que gostava tanto de correr.

Parabéns filha, gosto da clareza como escreves das idéias tão bem concatenadas e acima de tudo quando falas verdadeiramente que as pessoas são o maior valor da vida.
“Porque esta é a mensagem que ouviste desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”. 1Jo 3.11.
E amar o próximo na sua definição mais simples é não fazer coisas que não gostaríamos que fizessem conosco e só fazermos o que concordamos que também sejam feitas conosco.

Deus esteja sempre no comando de tua vida e todo lugar que pisar a planta do teu pé seja abençoado.
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Sl 91.11

Que você continue assim: escrevendo cada vez melhor - porque sei que além de escreves com o coração fazes com alegria.

Que nesta nova caminhada, com esta recente descoberta teus caminhos sejam sempre iluminados pelo Senhor nosso Deus. E louvo a Deus por andares sempre na presença do nosso Pai.

Amo-te. Um beijo no coração.

Cristina O. Lima

Unknown disse...

Geooooooooo.......
Msm sem oculos eu leeeee tudoOoOoooo...e posso afirmar que amei,tudo muito perfeito!!!!
=D~~
Espero q Deus cont abençoando esse seu Dom de escrever tão bem,sei q por meio desse presente q o Senhor lhe deu,não so a sua vida pessoal e profissiional será maravilhosa,mas tb a tua obra para o Pai q está nos céus,o qual tenho certeza q muito se orgulha da serva fiel q és e a diferença q vc faz nesse mundo!!!!!!!
Gostuuuuuuuu muitoooo de tu florrrrrr......
Sou grata a Deus por permitir q eu te conhecesse e aprender kda dia mais com o ex de pessoa q vc é pra mim...
Qq coisa to por aki viu,precisando é so chamar...

A dupla da futura agencia vai bombarrrrrr \o/\o/!!!!!!!!!!!

=***********
fik na paz florrrrrrr

Unknown disse...

NANOCA..... Uauuuuuuuuu............

Sincerelly ??? !!! ??? !!! Não sei se vai melhor como engenheira ou como jornalista...

As frases que coloco abaixo achei o máximo, simplesmente fantásticas, maravilhosamente encaixadas em textos dignos de uma jornalista com anos de estrada:

- Sobre usar roupas ou objetos que sejam símbolos de rebeldia: "nada contra quem os usa também, apenas prefiro usar rosa!"

- Como diz o matuto=> Verdade verdadeira: "Evito julgamentos precipitados e acho que todo aquele que grita, o faz porque a causa é fraca."

- Fé plena e incondicional => Belíssimo: "Para alguns a vida, para outros o destino, para mim Deus."

Gostei demais de todos os textos, sem exceção.

Quem sabe um dia não venha a vê-la receber um premio de jornalismo, por um grande livro ou reportagem, em vez de uma grande obra arquitetônica...

Amo VC também... Parabéns.... Shalom ......

JoYa disse...

Parabéns, poucas pessoas conseguem associar tamanha riqueza de detalhes a objetividade. Poucas pessoas escrevem sobre valores sem tornar o texto cansativo e repetitivo.
Você é uma excelente redatora!

Vai em frente...Deus é contigo!